Editorial 4 Outubro 2021

Cem vozes (ou muitas mais) para o centenário

No dia 16 de novembro, data em que José Saramago completaria 99 anos, terão início as comemorações do centenário do escritor. O Ano do Centenário abrirá com uma leitura em simultâneo do conto “A Maior Flor do Mundo”, às 10 da manhã, em cem Escolas do Ensino Básico em Portugal. As inscrições para as Leituras Centenárias – atividade que integra o programa das comemorações dentro do eixo Saramago nas Escolas – estarão abertas até ao dia 10 de outubro. As escolas públicas, privadas  e cooperativas que queiram participar devem escolher um aluno/a de cada turma. Todas as informações estão disponíveis no site da FJS.

Além de escolas portuguesas poderão fazer parte das Leituras Centenárias instituições de outras partes do mundo. Em Lanzarote, ilha onde José Saramago morou por quase 20 anos, estudantes lerão em espanhol o conto escolhido para a celebração.

Individualmente, desde qualquer lugar do mundo, os leitores também podem participar nesta homenagem. Basta escolher um livro de José Saramago e, em algum momento do dia, ler uma passagem. Ler a sós, para outra pessoa ou para um grupo. Em voz alta ou em voz baixa. Aos entusiastas das redes sociais, fica o desafio de que registem o momento em vídeo, áudio, imagem e que o partilhem. Será uma bonita maneira de dar os parabéns ao aniversariante do dia.