And the winner is… Sara Figueiredo Costa 27 Novembro 2023

Booker Prize para Paul Lynch

O Booker Prize 2023 foi anunciado ontem, distinguindo o escritor irlandês Paul Lynch e o romance Prophet Song, uma narrativa de contornos distópicos ambientada em Dublin e numa Irlanda onde o totalitarismo tomou conta da vida quotidiana.

Prophet Song é o quinto livro que Paul Lynch publica. Em entrevista ao site do Booker Prize, o autor declarou que no processo de escrita deste livro tentou olhar para o caos em que vivemos actualmente: «A agitação nas democracias ocidentais. O problema da Síria – a implosão de uma nação inteira, a escala da sua crise de refugiados e a indiferença do Ocidente. A invasão da Ucrânia ainda nem sequer tinha começado. Não podia escrever diretamente sobre a Síria, por isso trouxe o problema para a Irlanda, como uma simulação. O livro começou com um problema com que Larry Stack se confronta: como provar que um acto democrático não é um ato contra o Estado? O romance cresceu em complexidade e desenvolveu a sua própria lógica implacável. Começou a falar de múltiplas realidades políticas ao mesmo tempo.»

A porta-voz do júri, Esi Edugyan, declarou no anúncio do prémio que os jurados escolheram “um romance vencedor com capacidade de reflectir o momento actual, mas que também contivesse a possibilidade de o ultrapassar”. E acrescentou: «Nestes tempos conturbados, procurámos um romance com uma visão orientadora – um livro para nos lembrar que somos mais do que nós próprios, para nos lembrar de tudo o que vale a pena salvar.»

O prémio, no valor de 50.000 libras, foi entregue ao vencedor por Shehan Karunatilaka, vencedor do Booker no ano passado.

→ bbc.com