Estante Andreia Brites 24 Agosto 2022
→ leyaonline.com

Bela & Boo e a Hora de Dormir/
Bela & Boo e a Surpresa de Aniversário 
Mandy Sutcliffe
D. Quixote
Tradução de Rita Almeida Simões

Esta colecção da D. Quixote surge como um regresso ao passado. Não uma viagem no tempo para as crianças que lêem os livros ilustrados pela primeira vez mas para nós, adultos, que aqui e ali nos cruzámos com a escolha de cores, o traço clássico dos quadros descritivos, uma demonstração de afeto muito naïf e pedagógica.

Os episódios do quotidiano de Bela, uma criança, e de Boo, o seu coelho, relatam a amizade entre ambos a partir de um ascendente que oscila entre o professoral e o maternal por parte da menina. Assim, ela garante com muita seriedade o cumprimento de todas as etapas antes de dormir (lavar os dentes, deitar os bonecos, cear…) e introduz o amigo no ritual de aniversário preparando a sua festa surpresa. 

Ler estes livros à luz dos valores que se têm imposto, nomeadamente o da igualdade de género, tem um duplo efeito. Não há nada que seja esteticamente mau, há coerência gráfica e equilíbrio. Porém, é como aceder a uma mensagem subliminar que ajudou a formar gerações anteriores, especialmente em Portugal.

→ leyaonline.com