Estante Andreia Brites 13 Fevereiro 2023

Animais inventores
Christiane Dorion
Gosia Herba 
Booksmile
Tradução de Marta Nazaré 

São abelhas, castores, tubarões, águias, aranhas, polvos, besouros, gafanhotos, ursos polares, guarda-rios, térmitas. E outros tantos animais que se apresentam neste inventário. Em comum têm técnicas específicas que os ajudam a sobreviver ou características físicas que usam para se proteger ou alimentar. De facto, todos os animais, de todas as espécies, desenvolvem capacidades de acordo com a sua morfologia e o seu habitat mas estes têm a particularidade de servir de inspiração para invenções científicas.

O presente inventário recorre a informações sucintas, apresentadas numa disposição gráfica apelativa e com ilustrações representativas. Assim se identificam os animais, as suas particularidades funcionais e como os seres humanos aprenderam com a experiência da observação. 

Foi graças a estes animais que se experimentou produzir pasta de papel, que se desenvolveram lentes de grande alcance e definição e dimensão mínima, que se inventou a fita adesiva, que se desenvolveram sistemas e circuitos de refrigeração para edifícios. Há mais exemplos e diversificados: a utilidade científica do estudo destes animais tanto serviu a medicina como a engenharia, a aerodinâmica como a ecologia. E continuará a surpreender e a ajudar a humanidade a viver melhor.

→ penguinlivros.pt