Espelho Meu Andreia Brites 5 Fevereiro 2025

A terra das nuvens
Cristina Sitja Rubio
Orfeu Negro

Poderíamos afirmar que este álbum ilustrado apela à consciência ambiental e chama a atenção para as consequências das alterações climáticas. Nesta história, uma lobita percorre terras diversas em busca das nuvens que desapareceram. E, em cada uma delas, descobre um ecossistema distinto. Quase todos sofrem do mesmo problema mas não conhecem as suas causas nem detêm a solução. Lobita não desiste de descobrir a causa do desaparecimento das nuvens e, depois de um grande périplo, encontra a causa e ajuda a resolver o problema que se apresenta menos difícil do que eventualmente o leitor poderia prever. E é aqui que o tema se agiganta noutra direção, e chega à solidariedade, ao sentido de comunidade, até ao ativismo. Como as melhores narrativas, também … oferece várias camadas de sentido que cruzam a estética visual com a mensagem textual.

A validade desta obra reside na coerência que confere ao seu universo onírico. Se o texto aposta em estruturas linguísticas de alguma complexidade para os leitores mais novos (pré-leitores), a ilustração aposta em ampliar a sua relação visual com o espaço. As várias terras flutuantes, com escadas e cordas que permitem à lobita chegar até elas, a variação de cores que preenchem os céus e os solos, os detalhes difusos em cada espaço, oferecem mundos alternativos para os seus habitantes e para quem os visita. Em todos eles, há sempre anfitriões disponíveis e diferentes. O leitor é convidado a imaginar que terras são aquelas, através do que pode observar, na passagem da Lobita. São visitas a lugares novos, possíveis, de que o leitor pode gostar mais ou menos.

No final, apresenta-se o mapa conjunto de uma grande comunidade, celebrada pela viagem da protagonista e pelo que conseguiu de bom para todos.

Neste universo onírico de descoberta, são as motivações e as ações aquelas que reconhecemos e que estabelecem uma relação com o leitor: lobita é a heroína da história, que empreende uma viagem à procura das nuvens para que a água regresse a todo o lado e o equilíbrio natural se restaure. Quando se depara com a causa do problema, dispõe-se a ajudar e assim se ultrapassam as dificuldades. 

Não sendo um álbum óbvio, à imagem dos anteriores da autora, é um álbum desafiador, que acrescenta por igual em capacidade de imaginação, sentido estético e desenvolvimento linguístico. 

→ orfeunegro.org