Espelho Meu Andreia Brites 10 Janeiro 2022

A Senhora Prestável
Augusto Baptista
Emelie Östergren
Xerefé Edições 

Nem sempre o humor é bem tratado na literatura dita infantojuvenil. O preconceito paternalista que insiste em ver a criança e o adolescente como alguém que ainda não alcança sabe-se lá o quê compromete a seriedade e qualidade dos processos humorísticos. 

Neste livro, ao invés, tudo contribui para o riso e o desconcerto. Reconhece-se a hipérbole como principal recurso mas justificar o humor apenas pelo exagero seria reduzir um corpo ao mais elementar esqueleto. Há subtilezas críticas no vocabulário escolhido, alguns termos de pouco uso no discurso coloquial e duas personagens excêntricas na sua relação conjugal e com o mundo. A nostalgia de um país em África, o T1 no subúrbio, o apelo da maternidade frustrada reconvertido em permanente disponibilidade e a iminência de um achaque com direito a assistência hospitalar são os ingredientes que dão contexto às peripécias. E quando elas chegam tudo se torna surpreendente e hilariante. O humor tece-se com ações inesperadas, caricaturas e associações entre elementos commumente não relacionados. Há espaço para várias camadas de leitura como acontece quando um livro não se limita a um determinado público. 

A ilustração é também parte importante do processo. Descritiva, oferece ao leitor uma representação detalhada dos protagonistas, em que as suas posturas, movimentos, indumentária e expressões faciais os tornam sui generis. A comicidade do casal estende-se à casa, lugar exíguo para tudo o que alberga e acolhe. Do mesmo modo, as outras personagens, nomeadamente as do circo, parecem existir em devaneio, contribuindo para o efeito surrealizante da obra. Porém, e talvez aí resida parte substancial da sua mestria, o exagero não chega pela retórica, seja a do texto ou a da imagem. As cores são suaves e os contornos quase clássicos. Tudo reside no que se descreve, como se não houvesse outra forma de dar a conhecer os intervenientes ou as situações. E assim se cria um objeto coerente, equilibrado e rico com o precioso acréscimo de uma ou mais gargalhadas.

→ xerefe