A força das coisas
Escutar poesia pela voz de Ana Luísa Amaral, homenageando a escritora que partiu e confirmando que o que nos deixou permanecerá.
A escritora Ana Luísa Amaral morreu no início de Agosto, aos 66 anos, deixando uma extensa obra poética e académica, para além de muitas traduções, um romance e alguns livros para os mais novos.
Na Antena 2, a autora e o jornalista Luís Caetano faziam dupla num programa semanal dedicado à poesia, O Som Que os Versos Fazem ao Abrir. É nessa mesma rádio que Luís Caetano presta homenagem à autora de Minha Senhora de Quê, numa edição tristemente especial de um outro programa, A Força das Coisas, onde reúne várias leituras de poemas e outras intervenções públicas de Ana Luísa Amaral. Entre elas, o final da última emissão de O Som Que os Versos Fazem ao Abrir, onde a autora se despede do seu companheiro radiofónico e dos ouvintes, marcando o regresso para Setembro («para Setembro, Luís, está combinado»). Resta-nos ler e escutar a tanta poesia que ficou, deixando para Ana Luísa Amaral um até sempre, que havemos de concretizar entre as muitas páginas dos seus livros.