Estante Andreia Brites 31 Janeiro 2025

Deuses e heróis da mitologia grega
Ana Maria Shua
Fábula
Tradução de Artur Guerra

A escritora espanhola reconta a história da fundação do mundo, do nascimento dos principais deuses do Olimpo e outros mitos gregos que fazem parte do património literário e identitário da cultura europeia até à atualidade.

A caixa de Pandora, Prometeu agrilhoado, a terrível Medusa ou os trabalhos de Heracles (Hércules na mitologia romana) são algumas das narrativas relatadas. Mas há muito mais no livro: dividido em quatro capítulos, a primeira parte descreve o início do universo, a segunda parte dedica-se às “histórias de heróis e heroínas”, a  guerra de Tróia tem direito a um capítulo exclusivo e a última parte apresenta os principais deuses do Olimpo. 

A estrutura é bastante linear, obedecendo à sucessão de acontecimentos, com poucos detalhes, informações acessórias ou juízos de valor. 

A dificuldade está em acompanhar as relações entre titãs, deuses, ciclopes, semideuses e humanos, quase todas familiares. Nada que uma árvore genealógica não resolva. A crueza do discurso não minimiza nem amplia a violência e as motivações perniciosas desta ampla galeria de personagens, cujos valores são muitas vezes duvidosos. Inveja, ciúme, vingança, vaidade, desejo de poder são alguns deles. Os juízos de valor ficam ao critério do leitor. Tudo o mais são aventuras fantásticas em versão resumida, para iniciantes ou para quem goste de regressar ao tema com leveza. 

→ penguinlivros.pt