Estante Andreia Brites 23 Setembro 2024

O que vês quando olhas para uma árvore?
Emma Carlisle
Fábula
Tradução de Susana Cardoso Ferreira

As árvores comunicam, curam-se entre si, criam laços que as protegem. Para além disso, muitas sobrevivem a gerações, até a séculos de mudança. Integram a paisagem e dão-lhe matizes, sonoridades, luz e sombra, reflexos, escala. Este álbum ilustrado desafia o leitor a observar as árvores e refletir sobre a sua identidade. O ritmo poético do texto, assegurado por rimas e por descrições contemplativas, conjuga-se com os tons das paisagens, as dimensões das árvores representadas e a relação da menina com elas.

Não se trata de um livro informativo, apesar dos factos científicos que apresenta. O livro organiza-se como uma interpelação a uma criança, um diálogo em que as propostas e informações são oferecidas pelo adulto e em que a criança responde com ações, plasmadas na ilustração. 

No final, o texto dirige-se ao leitor, elencando um conjunto de comportamentos que as pessoas podiam aprender a desenvolver observando as árvores: não viver a correr, descansar, cultivar amizades são apenas alguns. As árvores fazem-no, de facto. E podem ser inspiradoras.

→ penguinlivros.pt