Concertos de bolso
Dezasseis anos e quatrocentas performances depois, os Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana, continuam a conquistar ouvintes.
Em 2008, Bob Boilen e Stephen Thompson, animadores da rádio pública norte-americana NPR, lembraram-se de convidar Laura Gibson para um pequeno concerto, gravado na redacção da própria rádio. Como já contaram em diversas entrevistas, a ideia surgiu-lhes à saída de um bar, depois de um concerto do qual pouco conseguiram escutar, graças ao ruído produzido pelo púbico. Ali, na redacção, esse problema do ruído não existiria. Pensaram também em gravar o concerto em vídeo e partilhá-lo no blog da NPR. Depois, logo se veria se o modelo era para repetir, mas não havia grandes planos.
O sucesso desse primeiro concerto apanhou os radialistas de surpresa e não lhes restou outra alternativa senão continuarem a gravar concertos na redacção da NPR. Assim começaram os Tiny Desk Concerts, entretanto com mais de quatrocentas sessões gravadas e um público fiel que se vai espalhando pela internet, graças à possibilidade de escutar os concertos em qualquer altura e em qualquer lugar. O mais recente concerto disponível no site da NPR é do nigeriano Mdou Moctar e espalha pelo éter da internet os sons do deserto, a herança tuaregue e algum rock. Navegando pelo site, há muito por onde escolher, de Chaka Khan a Sílvia Pérez Cruz, passando por Bob James, Yasser Tejeda ou Hot Chip. Há músicos e bandas muito conhecidos e outros nem tanto, o que faz parte da genialidade deste pequeno formato: dá para descobrir, revisitar ou confirmar. Longa vida aos Tiny Desk Concerts.