And the winner is… Sara Figueiredo Costa 13 Dezembro 2023

Oceanos para Joaquim Arena e Prisca Agustoni

O júri do Prémio Oceanos anunciou há dias os vencedores da edição deste ano. O romance Siríaco e Mister Charles (com edição da Queztal), do autor cabo-verdiano Joaquim Arena, e o livro de poemas O gosto amargo dos metais (edição 7 Letras), da escritora brasileira Prisca Agustoni, foram os livros distinguidos.

Atribuído anualmente, o Prémio Oceanos recebe candidaturas de livros escritos em português e publicados em qualquer um dos países de língua portuguesa ao longo dos doze meses anteriores à sua atribuição. Este ano, foram entregues 2.654 livros a concurso, assinados por autores de doze nacionalidades e publicados em Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Portugal e Reino Unido. Uma equipa de 159 jurados leu e seleccionou esses livros em diferentes fases, chegando a uma lista de cinco finalistas para cada categoria, poesia e prosa. Na fase final, o júri da prosa foi composto pelos brasileiros André Sant’Anna, Eliane Robert Moraes, José Castello, Schneider Carpeggiani, pelo moçambicano Nataniel Ngomane e pela portuguesa Clara Rowland. Na poesia, a escolha coube aos brasileiros Célia Pedrosa, Maria Esther Maciel, Tatiana Pequeno e aos portugueses Carlos Mendes de Sousa e Golgona Anghel.

Na cerimónia de anúncio dos vencedores, Selma Caetano, directora da Oceanos Cultura, resumiu assim a edição deste ano: «O Prêmio Oceanos é um trabalho coletivo constante de promoção da língua portuguesa, e existe para colocar os leitores diante da produção literária da geração contemporânea de escritores do idioma – geração esta que é muito bem representada pelos 10 livros finalistas de 2023.»

→ oceanos.icnetworks.org