Estante Andreia Brites 13 Outubro 2023

Eu, o meu pai e o fim do arco-íris
Benjamin Dean
Booksmile
Tradução de Helena Cruz Ventura

Vencedor, na categoria de melhor livro infantil, do prémio The Diverse Book Awards, esta novela cruza dois temas: o da orientação sexual em contexto familiar e o do crescimento.

Archie não é apanhado de surpresa com a separação dos pais mas tem dificuldade em aceitar sem nostalgia as alterações à sua vida. Embora mantenha uma relação de proximidade com o pai, sente falta da sua presença diária e dos tempos em que ele e a mãe eram felizes. Este é o ponto de partida. Archie intercala a apresentação do cenário familiar com a dos melhores amigos, fiéis escudeiros. Na posse de todas as informações que Archie consegue disponibilizar, bem como das suas suspeitas, está o leitor preparado para acompanhar o narrador e os amigos numa viagem de descoberta. O pretexto é um panfleto da Marcha do Orgulho e os acontecimentos são imprevisíveis. Archie vai descobrir o que os pais lhe escondem e vai descobri-lo num contexto de crescimento pessoal.

Orientação sexual, racismo e parentalidade são apresentados pelas emoções e juízos de um pré-adolescente cuja urgência é perceber o que se passa.

→ penguinlivros.pt