
Quem vive connosco faz parte de nós
Conhecer quem parece diferente é meio caminho andado para constatar que somos sempre mais iguais do que pensamos. A TSF dá uma ajuda com o programa A Distância que nos Aproxima.
Os discursos xenófobos sobre a presença de imigrantes em Portugal têm crescido e, mais do que isso, têm vindo a normalizar-se, para prejuízo de toda a gente, estrangeira ou não. Depois da aprovação da nova Lei da Nacionalidade e de uma campanha vil protagonizada em outdoors pelo candidato presidencial da extrema-direita, a TSF decidiu voltar a emitir um dos episódios do seu programa A Distância que nos Aproxima, marcando uma posição perante o crescendo xenófobo do discurso público relativamente aos imigrantes, em particular oriundos do Bangladesh.
Este programa dá voz a pessoas de todas as nacionalidades estrangeiras a viverem em Portugal, destacando uma história de vida e um país de origem em cada emissão. O episódio em questão passou pela primeira vez nas ondas da rádio no dia 21 de Setembro e teve como convidado Farid Ahmed Patwary, jornalista, tradutor e colaborador da AIMA e da Santa Casa da Misericórdia na integração de compatriotas bengalis. Vale a pena voltar a ouvir a história de Farid Ahmed Patwary e, depois, há várias outras emissões do programa disponíveis no site da TSF, para escutar a qualquer hora e ficar a conhecer gente do Irão, do Canadá, de Angola, da Geórgia, do Líbano, da Alemanha e de tantas outras geografias, gente que vive, trabalha e desconta em Portugal.