
Perguntas e Mais Perguntas!
Um livro de perguntas sem respostas
Philip Bunting
Booksmile
Tradução de Marta Nazaré
O subtítulo do livro não engana: as respostas às 24 perguntas não apresentam conclusões ou soluções unívocas. Descrevem contextos, apresentam cronologias históricas ou científicas, colocam hipóteses. Abrem caminhos de conhecimento ao leitor, cruzando informações com o questionamento e a curiosidade. As áreas de investigação são variadas: física, química, biologia, psicologia, religião, ética, história, filosofia. Os temas correlacionados vão do tempo ao amor, das lágrimas ao Big Bang, da identidade aos deuses, das escolhas individuais aos limites sensoriais, do fundo do mar à inteligência artificial.
De entre a diversidade proposta pelo texto, haverá lugar a surpresas para todos. Por exemplo, o início da resposta à pergunta “O que nos faz querer praticar o bem?” refere o seguinte: “Somos bastante sociais. Os humanos vivem em grupos de dezenas, de milhares, até de milhões de outras pessoas. Esses grupos só funcionam porque a maior parte de nós toma as atitudes corretas.” Apesar de prestarmos mais atenção às atitudes incorretas, a verdade é que no quotidiano a maior parte das vezes corre tudo bem, nas ações e interações das pessoas. Podemos pensar sobre isso e prestar atenção.
Philip Bunting continua a escrever e ilustrar livros de não ficção para crianças que também interessam aos adultos, como deve ser.