Espelho Meu Andreia Brites 19 Agosto 2025

Uma história a sério 
David Machado
David Pintor

Caminho

David Machado tem presente, na sua voz narrativa, um elemento de fantasia que se concretiza em universos mágicos ou oníricos, trazidos para a realidade quotidiana. Logo no seu livro de estreia, A noite dos animais inventados, vencedor do prémio Branquinho da Fonseca, há uma sucessão de animais que invadem o quarto de vários irmãos numa noite de aventuras.

© instagram.com/davidpintor1975

Em Uma história a sério, o autor joga com a ideia de invenção/ ficção. O título é premonitório, jogando com a oposição entre ficção e realidade. Um rapaz de cinco anos pede à sua irmã de sete que lhe conte uma história. A crítica aos adultos cuidadores alienados é explícita na justificação para este pedido. Tanto no início como no final, os pais estão imersos a trocar mensagens e a jogar nos respetivos telemóveis, respondendo em automatismo às perguntas das crianças.

© instagram.com/davidpintor1975

Em paralelo, a valorização dada à forma como a irmã conta as histórias, fazendo-as parecer reais, abre a porta ao que se segue. A menina esmera-se por contar uma história simultaneamente assustadora e divertida e, de repente, acontecem uma série de peripécias que, aos olhos do irmão mais novo, são imaginárias, e aos olhos da irmã mais velha são reais. Há ursos, fantasmas, polícias, ladrões, piratas, extraterrestres, casas assombradas, carros, barcos e naves espaciais. 

© instagram.com/davidpintor1975

O ritmo é quase alucinante, pautado por dois momentos que se repetem sempre: um em que o rapaz afirma que o que está a acontecer é imaginário e outro em que a narradora reitera a necessidade de proteger o irmão. Assim caminham de aventura em aventura até ao inesperado e seguro regresso. 
O vocabulário, as repetições e as próprias situações convocam o exagero e o absurdo que, aqui e ali, se cruza com o de Neil Gaiman em O dia em que troquei o meu pai por dois peixinhos vermelhos ou em Por sorte, o leite.

© instagram.com/davidpintor1975

Neste conto ilustrado não falta humor, emoção, ação e a presença de valores como o cuidado e o papel que a família deve ter. As ilustrações de David Pintor reforçam o texto através da expressividade e movimento das personagens, representando algumas das cenas mais importantes. 
David Machado é uma das vozes mais interessantes da literatura infantojuvenil portuguesa. 

→ wook.pt