
Foxy & Meg encontram um Mas-Mas
Ricardo Henriques
André Letria
Pato Lógico
Foxy e Meg são duas personagens já bastante antigas na vasta obra de André Letria, tendo até chegado a serem transpostas pelo autor para curtas de animação.
Agora regressam, e com elas um mistério. Encontram algo, gigante e oval, que não conseguem identificar. Parece um rochedo que invade as páginas do álbum. Entre hesitações e experiências, Foxy e Meg contam com o conhecimento duvidoso de várias pessoas que vão aparecendo, sem que ninguém responda cabalmente ao mistério. Quem será o Mas-Mas que se anuncia no título?
Com muito humor, a narrativa revela criticamente alguns comportamentos em relação ao desconhecido, da indiferença à opinião desinformada e à propagação de falsas notícias. A relação económica, quase minimalista, entre o texto e a ilustração, garante a simplicidade e o efeito surpresa no final. O ritmo visual está muito próximo do da animação, com sequências de movimento que exploram diversos posicionamentos das personagens nas páginas e as colocam sempre em movimento. Apesar de estas personagens, e do próprio álbum, poderem ter como potenciais leitoras crianças na primeira infância, esta narrativa apresenta um segundo nível de leitura assente numa subtil displicência que confere ao final um significado menos óbvio e até, eventualmente, político.