Blimunda # 39, agosto de 2015

capa_blimunda

Descarregar português
Ler no Scribd

É verão neste lado do mundo e a Blimunda de agosto coloca a mochila nas costas.

A primeira paragem da revista # 39 é em Lanzarote, ilha que transformou a escrita de José Saramago. Além de excertos dos Cadernos de Lanzarote e de um ensaio fotográfico da ilha, a Blimunda traz um texto de Pilar del Río sobre a relação de José Saramago com a terra das Canárias, e ainda uma reportagem publicada originalmente em 1997 na primeira edição da revista Bravo!, importante publicação cultural brasileira que foi extinta em 2013.

Na secção Saramaguiana, o catedrático Carlos Reis conta como foi o encontro que teve com o autor de A Jangada de Pedra em Lanzarote para as entrevistas que resultaram no livro Diálogos com José Saramago.

Da ilha para o continente, a Blimunda fez escala em Madrid para uma visita à Casa del Lector na tentativa de descobrir o segredo do sucesso desse espaço dedicado à literatura. Senhora de uma programação rica e variada, a «biblioteca das bibliotecas» recebe cerca de 17 mil visitantes por mês e tem como público todo e qualquer tipo de leitor.

Antes de regressar a Lisboa, a Blimunda passou por Tondela para acompanhar mais uma edição do Tom de Festa, festival musical que a ACERT-Associação Cultural e Recreativa de Tondela organiza há 25 anos.

Boas leituras e bom verão. Até setembro!

Advertisements