Blimunda # 34, março de 2015

capa_blimunda_34_marco_2015

Descarregar português
Ler no Scribd

Testemunha de guerras e da intolerância do homem, em meados dos anos 90 o fotógrafo Sebastião Salgado viu-se com a “alma doente”. Essa dor levou-o a criar, com a ajuda da esposa, o Instituto Terra, replantar uma floresta, e sair pelo mundo em busca da beleza. A Blimunda deste mês dedica várias das suas páginas a Génesis, o seu mais recente projeto, e ao documentário O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro, autores de um retrato íntimo do artista brasileiro.
Da 16ª edição das Correntes d’Escritas a revista publica um extenso dossier: uma entrevista com o escritor cubano Leonardo Padura, uma conversa pouco convencional com o português Manuel Jorge Marmelo e o alemão Michael Kegler, e os textos da espanhola Clara Usón e do português Bruno Vieira Amaral.
Na secção infantil e juvenil, uma entrevista da escritora e pedagoga brasileira Ana Maria Machado, para além das habituais notas de rodapé e de duas novas entradas no Dicionário de Literatura Infantil e Juvenil.
Na secção bimestral dedicada ao Cinema, o alvo é o polémico American Sniper, de Clint Eastwood, obra polémica numa Hollywood liberal.
Por fim, a terminar, o escritor açoriano e ex-adido cultural de Portugal em Madrid, João de Melo, assina um texto sobre a relação de José Saramago com a Espanha na secção Saramaguiana.
Eis os principais temas da Blimunda # 34, de março, nas suas mais de cem páginas. Boas leituras, e até abril.

Advertisements