Blimunda # 22, março de 2014

capa_blimunda_22_marco_14

Descarregar – português
Ler no Scribd

A Blimunda de março chega carregada de boas leituras. Ricardo Viel conversou demoradamente com Valter Hugo Mãe, Prémio José Saramago de 2007, sobre literatura e sobre a vida. A entrevista vem acompanhada de fotografias do realizador Miguel Gonçalves Mendes, que retratou Hugo Mãe na Islândia, cenário do seu mais recente romance (A Desumanização).

Da Póvoa de Varzim, onde no mês passado decorreu a 15ª edição das Correntes d´Escritas, Sara Figueiredo Costa e Ricardo Viel publicam as suas notas sobre os bastidores do principal encontro literário português.

Na sua coluna sobre cinema, João Monteiro aborda o tema da censura durante o Estado Novo. Na secção infantil e Juvenil, editada por Andreia Brites, destaque para Maurice Sendak, o “desfazedor de impossibilidades”, quando a Kalandraka nos traz mais uma das suas obras; há ainda uma entrevista a escritora e jornalista Carla Maia de Almeida, a “corajosa” tradutora de Sendak para português.

Como é habitual, a revista encerra com a Saramaguiana, que neste mês – em que se assinala o Dia da Mulher – é ocupada por um ensaio de Pedro Fernandes de Oliveira Neto sobre as personagens femininas em Claraboia.

Boas leituras e até abril!