Blimunda # 4, setembro 2012

capa_blimunda_4

Descarregar – português
Descarregar – espanhol

Ler no Scribd

Beja, Londres, Istambul, Irkutsk, Lisboa

Quase a terminar o verão, o 4.º número da revista Blimunda propõe um exercício de memória em busca das viagens que nos constroem, sejam elas reais ou literárias. Da luz de Lisboa partimos até aos confins desta hoje triste Europa para nos reencontrarmos a bordo de um comboio na fria Sibéria ou num enclave de civilizações na tórrida Istambul, fronteira para realidades que nos são distantes mas tão próximas.

Até Beja viajamos ao som das Palavras Andarilhas, ponto de encontro de pessoas que fazem do ato de contar, de partilhar, um modo de vida. Na sua XII edição, as Palavras saíram à rua para chegar mais próximo de todos aqueles que de dois em dois anos fazem da cidade do Baixo Alentejo a capital. Em Londres, o IBBY – International Board on Books for Young People organizou o seu 33.º Congresso, espaço onde durante quatro dias se discutiram políticas de promoção da leitura e problemáticas em torno da literatura infantil e juvenil sob o sugestivo tema Cruzando fronteiras: traduções e migrações.

;

De regresso a Lisboa, uma visita ao Museu do Design e da Moda que até 23 de setembro acolhe a exposição Onde nascem as ideias. Cadernos de Equilibrista. Manuel Estrada, mostra do trabalho do artista espanhol, um dos mais importantes designers europeus. Depois de uma passagem por Helsínquia e a caminho de Miami, a cidade de Lisboa pôde assim contatar com a criatividade do autor das magníficas ilustrações da edição especial de A Viagem do Elefante, e de um número infindável de capas dos mais importantes autores.

A 24 de setembro, a Fundação José Saramago receberá Manuel Estrada para uma conversa que contará com a presença dos designers portugueses Jorge Silva e Rui Garrido. Fica desde já o convite.

Advertisements